sábado, 23 de julho de 2016

Olá, pessoas. Esse blog é um espaço de interação entre a comunidade acadêmica e eu. Cada participante do programa terá o seu e ire...

Como tudo começou

Nenhum comentário :
 


Olá, pessoas.

Esse blog é um espaço de interação entre a comunidade acadêmica e eu. Cada participante do programa terá o seu e irei atualizá-lo semanalmente. Foi pensado para ser um meio de intercâmbio rápido entre nós e a universidade.

Tudo começou por meio do edital - deixarei o link aqui, no final da postagem, para que possam lê-lo. Eu fiquei muito feliz em saber dessa oportunidade e motivado a fazer minha inscrição. Há 3 dias do término do prazo, já estava inscrito.

Da leitura do edital até a classificação foram dias muito corridos, pois, além de minhas responsabilidades na faculdade, e do meu trabalho, estava ansioso para saber o resultado, e minha imaginação trabalhava livremente sobre como isso aconteceria.

Desde março de 2016 até hoje foram muitas reuniões, definições de projeto e linha de atuação, documentações, autenticações, cópias, contratação de seguro e a viagem para tirar o visto. Em outra postagem vou contar como foi a viagem a Belo Horizonte para solicitarmos o visto, foi uma aventura! Ainda não estamos com nossos vistos, acredito que até agosto, o consulado português deve liberá-los, então voltaremos a BH para a retirada.

Essa primeira postagem é apenas para situar você sobre como funcionará o blog. Seu objetivo, como dito, será para mostrar como está sendo essa oportunidade de estudar na Universidade de Aveiro em Portugal, participando por meio do PLI – Programa de Licenciaturas Internacionais.

Basicamente é assim, iremos estudar em Aveiro por dois semestres e desenvolveremos um projeto de Iniciação Científica (IC). A minha IC é sobre variação linguística. Faremos as disciplinas lá, como aqui e quando voltarmos solicitaremos a equivalência, isto é, as disciplinas cursadas lá em Aveiro serão aproveitadas em nosso currículo aqui.

Espero ter conseguido, em um breve relato, dizer qual é meu objetivo em Aveiro. Como estarei todo o tempo na Universidade e envolvido no projeto será um pouco complicado responder as perguntas rapidamente, mas tenho por responsabilidade dedicar um tempo exclusivo a esse blog, portanto, tentarei responde-los com agilidade, na medida do possível.

Sejam bem-vindos ao blog, enviem suas perguntas. Quero contribuir para que os estudantes da UFTM possam entender como funciona o programa de intercâmbio que realizarei junto com meus colegas, e assim, poderem pleitear também essa oportunidade nas próximas chamadas.

Um abraço e até logo.

EDITAL nº 01/2016/ACI/UFTM DE 07 DE MARÇO DE 2016: http://uftm.edu.br/aci/images/Edital%20n.01%20PLI%20Portugal.pdf

Publicado edital de seleção de alunos da UFTM para o Programa de Licenciaturas Internacionais: http://www.uftm.edu.br/noticias/ler/codigo/7761



Nenhum comentário :

Postar um comentário