segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Era o penúltimo dia de agosto, perguntei a Júlia se ela gostaria de visitar Coimbra. Ela aceitou e fomos. Partimos sob um céu azul e um d...

A viagem à Coimbra

Nenhum comentário :
 
Era o penúltimo dia de agosto, perguntei a Júlia se ela gostaria de visitar Coimbra. Ela aceitou e fomos. Partimos sob um céu azul e um dia mais quente que o anterior. Diferente de Porto, tomamos a direção oposta na linha do comboio.

Mais uma vez vi muitas plantações de milho e extensos terrenos vazios. Próxima paragem... Oiã, Oliveira do Bairro... tão bom estar no comboio, seria melhor se pudéssemos abrir as janelas, sentir o ar fresco no rosto enquanto me imaginasse voando. 

Essa viagem foi mais habitual, pois já estou me acostumando à paisagem e pudemos conversar mais. Fui repreendido que na viagem anterior eu só ficava anotando no caderninho e não interagia, portanto essa viagem foi mais comunicativa, demos risada, falamos sobre os vídeos engraçados da Porta dos Fundos. São interessantes os nomes das paragens, Mogofones, Curia, Mealhada. Assim como Porto, Coimbra tem duas estações, Coimbra B que vem antes e Coimbra onde descemos.

A estação de Coimbra é pequena, só havia dois trilhos. Chegamos famintos e fomos buscar um lugar para almoçar, encontramos em um beco de pedras e casas altas um restaurante que oferecia um almoço por 6 euros. O serenata é o nome do restaurante, próximo a estação. Ali tivemos um almoço tranquilo por um preço acessível. Sopa e pão, carne ou peixe, vinho ou sumo, e para finalizar um café, ficamos aí. Um lugar aconchegante, com parede de pedras e pratos decorativos, uma janela e uma porta de madeira bonita e um senhor simpático nos veio atender.

Fomos visitar à Universidade de Coimbra e descobrimos que há pacotes turísticos de visita a escolher, ou seja, você é apresentado a alguns pacotes e escolhe o que quer visitar, paga um valor estipulado e vai conhecer. Escolhemos visitar o Paço das Escolas, que incluía Capela de S. Miguel e a Biblioteca Joanina, e subimos na torre, esse pacote custa 10 euros.

O Paço das escolas erguido no final do século X foi em tempos o Paço Real da Alcáçova (residência fortificada ou cidadela construída num dos pontos culminantes da colina), carregado de simbolismo pela presença do poder político, passa também a simbolizar o poder da cultura e do conhecimento. Esse é um pátio muito grande onde está a Estátua de D. João III.

É quase impossível escrever superficialmente em uma só postagem tantas coisas interessantes que a Universidade pode proporcionar. O que ajuda muito é um guia informativo sobre a Universidade, que depois você fica de boca aberta com tanta história.

A Biblioteca Joanina, inicialmente “Casa da Livraria”, a sua construção foi iniciada em 1717, sob encomenda do rei D. João V (daí a sua designação “joanina”).  Só para falar uma coisa, dessa imensidão de informação, menciono os tetos da biblioteca, que são 3. Teto 1 (entrada), teto 2 (central) e teto 3 (junto ao quadro), cada um com suas particularidades, são belíssimos.

A Torre edificada entre 1728 e 1733, foi projetada pelo arquiteto romano António Cannevari para substituir a anterior seiscentista (João de Ruão, 1561). A torre aloja os sinos que regulam o funcionamento ritual da Universidade, sendo o mais conhecido “a Cabra”.

Por fim, há a Sala do Exame Privado, Órgão da Capela, Portal Manuelino da Capela de S. Miguel, a Insígnia da Universidade, Via latina e muitas outras atrações que deslumbram os olhos e você se perde em meio a tanta informação, dá vontade de ver tudo e saber de tudo, mas o tempo é curto.

Conhecemos a faculdade de letras, uma escadaria nos leva até a recepção que ao entrar, do lado direito há uma pintura gigantesca, mas nada para visitar, além disso, ao menos foi o que nos informou a senhora que estava ali, na recepção.

Depois dessa visita voltamos para a estação de comboio e em seguida para a casa, cansados e satisfeitos com esse dia tão cheio de descobertas.



Segue o link das fotos em Coimbra.

Vídeo 1: Indo à Universidade de Coimbra, subindo o Morro.

Vídeo 2: Continua subindo – Rio Mondego que banha a cidade de Coimbra.

Vídeo 3: Explicando o caminho, a ladeira e a facada.

Vídeo 4: Na Universidade de Coimbra, vista de cima.

Vídeo 5: Um giro no Paço das Escolas

Nenhum comentário :

Postar um comentário