segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Olá Pessoal. Vou contar hoje como foi conhecer a segunda maior cidade de Portugal – Porto.  Muitas pessoas com quem eu converso ach...

A viagem a Porto

Nenhum comentário :
 

Olá Pessoal.

Vou contar hoje como foi conhecer a segunda maior cidade de Portugal – Porto.  Muitas pessoas com quem eu converso acham Porto uma das mais lindas cidades portuguesas.

Era uma manhã nebulosa, assim que acordei percebi que os planos de conhecer a praia naufragaram, o clima estava frio, mas não muito, o céu estava cinza.
Decidimos ir a Porto, fomos até a estação e enquanto esperávamos o comboio comemos ovos moles. Essa sobremesa tem um gosto, obviamente, de ovo e é muito doce, em minha opinião. Como é um doce típico é muito famoso por aqui e se encontra fácil.

No comboio, ao meu lado, havia um grupo falando em inglês, na minha frente um senhor de chapéu branco e fones de ouvido falava espanhol, atrás ouvi um sotaque português que vinha de uma conversa de quatro amigas, estávamos a caminho do Porto – São Bento.

Aqui há duas estações quando se vai a Porto, primeiro se para em Porto – Campanha, que é a estação internacional, que se usa para ir a outros países, como à Espanha, e em seguida Porto – São Bento, que fora o nosso destino esse dia. A viagem foi bem tranquila, cada estação é comum o entra e sai de pessoas. Durante a viagem pude observar, através do vidro embaçado do comboio, casas e jardins muito bem cuidados, outros nem tanto, havia muita casas decoradas com azulejos, uma vegetação presente e algumas fachadas pintadas. Também percebi que é corriqueiro plantarem milho que se alterna entre uma propriedade e outra. Aqui podem pegar um comboio com a sua bicicleta e com animais. É comum entrar em um comboio e sentar ao lado de um ciclista, com aquelas roupas bem característica, de mochila, óculos e capacete e com pessoas e seus cachorros. As árvores no caminho são menos regulares, algumas parecem eucaliptos, outras carvalho ou pinheiros.

Quando você viaja em comboio compra a sua passagem no guichê, vai à plataforma e a valida em umas máquinas amarelas ao entrar no trem, durante a viagem há um senhor que fiscaliza, de um por um, ele pede o seu ticket, sua passagem, e passa na maquininha dele, parecem aquelas de cartão de crédito, assim ele a confere se está validado, a entrega e segue o seu caminho.

As estações por onde passei me fizeram recordar as viagens de trem que fiz na infância, o mesmo sentimento, o barulho, e a paisagem me fez feliz em uma conquista tão simples.

A névoa que caia pela manhã ainda se mantinha e através do vidro da janela podia ver que a estação se cobria com um manto branco, o cenário se alternava com árvores próximas, jardins, casa de dois andares de azulejos, igrejinhas de pedras, pinheiros.

Aqui não se fala parada e sim paragem. É comum ouvir: Próxima paragem: Valadares, pois não ouvirá: Próxima parada: Valadares. Soa diferente aos meus ouvidos, mas essa e outras palavras serão incorporadas cotidianamente no meu vocabulário. 

Enquanto conversava com a Júlia ou dava uns “cochilinhos” rápidos fui tocado por uns raios de sol que conseguiram romper as grossas nuvens, atingiu a janela e me fez um presente. E ao entrar em uma nova estação já não havia mais a névoa. Chegamos a Gaia as 13h09, uma estação amarela com pedras cinza simples e pacata, próxima paragem: General Torres.

Às vezes me surpreendo, deixo de observar, o amontado de casas para conversar algo e perco o deslumbrante cenário que me passa tão rápido sem eu o perceber. Eu estou gostando tanto de viajar de comboio, pode soar estranho isso, mas vejo a sombra da caneta deslizar sobre o papel branco e tento captar algo que está acontecendo aqui para que vocês possam aí, ter a noção do que está acontecendo, é outra realidade, é muito bonito. Podemos observar uma paisagem magnífica, de uma ponte gigante, um rio grande, uma areia e barracas. Ao redor muitas árvores e eu em alta velocidade apenas contemplo. Próxima paragem: Porto – São Bento, lá fora, marcava o termômetro, 26 graus e por volta das 13h18.

Temos 4 horas de diferença com o horário de Brasília, ou seja, quando aqui são 10h da manhã, no Brasil ainda são 6h. Ainda não me adaptei certinho com o horário, vou dormir tarde, acordo durante a noite e tenho dificuldade de acordar pela manhã, mas aos poucos vou me acostumando.

Chegamos a Porto, uma estação gigante, me faz lembrar a estação da Luz em São Paulo, pois é a minha referência, há pessoas que podem dizer que não tem nada a ver.

Acredito que as fotos farão da cidade ainda mais bonita, Porto tem uma praia linda, com pedras ao redor, pessoas dispostas e alegres, uma estação belíssima e muitas e muitas coisas lindas, como a arquitetura, as ruas, os trenzinhos, as fontes, os castelos de pedras e as atrações artísticas de graça.

Observem as fotos e viagem nesses cenários tão lindos da cidade de Porto.

Até logo.

Segue o link das fotos em Porto.

Vídeo 1: A estação de Porto – São Bento. Doro e Minho são os rios, veja escrito no teto da estação.

Vídeo 2: Na Ribeira 2.

Vídeo 3: Na Ribeira 3.

Nenhum comentário :

Postar um comentário