Olá, pessoas.
Espero que esteja tudo bem por aí, por aqui sinto que
o tempo está voando. O outono chegou na madrugada do dia 23, mas por enquanto
não sinto seus efeitos bruscos. A rotina de estudo está ficando mais recheada,
os professores já estão solicitando as leituras de alguns livros e estamos
começando a iniciar os trabalhos.
Hoje quero contar com mais detalhes sobre as aulas e compartilhar
uma notícia divulgada esta semana: a Universidade de Aveiro é a segunda melhor
universidade portuguesa, de acordo com o ranking da Times Higher Education.
Como vocês sabem eu faço 5 disciplinas obrigatórias -
em Portugal são chamadas de cadeiras. Espanhol III, Literatura Portuguesa III,
Linguística Textual, Língua Portuguesa I e Literatura Infanto-Juvenil. Também
me matriculei em dois cursos opcionais, Inglês Elementar e Yoga. Pode parecer
estranho, mas eu ainda não me entediei com nenhuma aula e elas passam rapidamente.
Alguns professores não seguem com a aula até o final, geralmente terminam 15
minutos antes, após o último exercício. Isso acontece, pois as aulas com
duração de duas horas têm um pequeno intervalo de 15 minutos e até agora, por
concessão da turma, não pedimos para interromper e seguimos trabalhando.
Os meus horários estão divididos entre manhã e tarde
e as aulas são de 1 e 2 horas, com exceção da aula de Literatura
Infanto-Juvenil – minha favorita até agora – com 3 horas de duração.
Em geral as aulas seguem um esquema. O professor
disponibiliza o conteúdo previamente no moodle, o aluno descarrega o material,
imprime e lê antes da aula. As aulas de duas horas mesclam teoria e prática, ou
seja, o professor explica em uma hora e na outra fazemos os exercícios e os
corrigimos, então não sobra muito tempo para ficar entediado, pois você presta
atenção, faz anotações e na hora seguinte pratica tudo aquilo que aprendeu. Sempre
têm exercícios e isso é bom.
A aula de espanhol III, segue
o mesmo esquema. Na primeira estudamos a teoria e na seguinte há uma revisão mais
exercício. Isso é bem dinâmico. Sempre segue com revisão e correção dos exercícios.
Todos respondem as perguntas oralmente e os trabalhos são realizados em grupos
de duas a quatro pessoas. Escutamos músicas relacionadas à matéria, escrevemos
pequenos textos e seguimos para casa sempre com uma lista de exercício, não
muito grande, geralmente de 3 a 5 questões.
As classes de Literatura III acontecem nas manhãs de
terça e quinta-feira, a professora é muito simpática e sentamos em uma sala organizada
em círculo. Ela pergunta se trouxemos os textos e verifica se temos a leitura
prévia. Isso facilita o diálogo, pois mesmo que não se entenda muita coisa do
texto lido, a conversa com a sua turma ajuda você a construir o raciocínio.
Nessa aula não fazemos exercícios, ela é mais expositiva, mas não menos
atrativa. É tanta informação, nomes diferentes que o meu caderno não tem mais
campo para anotar tantas referencias. E a cada ¼ de hora a aula fica mais
interessante.
Um adendo: aqui eles não falam nove e quinze, quatro
e quinze é sempre 9 e um quarto, quatro e um quarto, isso dá uma leve confusão,
mas estou me acostumando. Como o nosso departamento está em reforma, temos que
nos deslocar de um departamento a outro para ter aulas e isso é sabido pelos
professores que sempre nos perguntam se podemos começar a aula quinze minutos
depois do horário, para facilitar o deslocamento deles e o nosso.
A aula de Linguística textual é muito divertida, às
vezes eu acho que a professora é direta demais, até soa um pouco ríspida, mas é
algo normal e provoca em mim alguns risos frouxos. É muito interessante a
maneira com que ela discute a atribuição de sentido, pois como temos culturas
diferentes em uma mesma turma, isso faz com que as diferenças culturais se
tornem mais evidentes. Até agora estudamos o texto e textualidade, e estamos
vendo um por um os sete conceitos da textualidade que Beaugrande e Dressler postularam.
Uma coisa interessante também é que a bibliografia de apoio tem Irandé Antunes,
Anna Bentes e Mussalim. Você que está lendo esse texto e já fez a disciplina Língua
Portuguesa II sabe quem são essas pessoas e você que ainda não a fez, não se
preocupe, irá conhecer em breve.
Como contei acima, Literatura Infanto-Juvenil é a
disciplina que mais gosto. A professora é uma mulher que quando fala é
impossível não prestar atenção. Ela inicia ou termina a aula com uma história,
dá uma perspectiva diferente para a literatura destinada a crianças e jovens, aborda
a sua importância e a maneira de introduzir e alimentar essa rotina de leitura.
Nessa cadeira, iremos trabalhar com uma resenha crítica, que aqui se chama de
recensão, e um guião de leitura, tudo explicado nas aulas e postado no moodle. Então
é só produzir e levar para uma correção de apontamentos. Tipo um exercício
prévio antes de fazer o trabalho pra valer. Iremos estudar a educação literária
e o valor educativo da leitura no programa de Português do Ensino básico, as
metas curriculares e o Plano Nacional de Leitura. Ah, e iremos estudar Beatrix
Potter. Quando soube disso, fiquei muito feliz. Em 2016, comemoram-se 150 anos
de nascimento dessa incrível escritora inglesa, autora de clássicos infantis. O
filme Miss Potter, protagonizado por Renée Zellweger ajudará você ter uma noção
de quem foi essa grande mulher.
Bom, gente é isso!
Ah, eu visitei a cidade de Fátima na sexta-feira
passada, pois não tenho aulas nesse dia da semana. Distância apenas uma hora e
meia daqui de Aveiro. Vou postar algumas fotos do santuário para que vocês
possam ver, e em outra oportunidade escrevo para contar como foi prazerosa essa
tarde e o comecinho de noite nessa cidade tão cheia de história.
Até logo, gente!