terça-feira, 27 de setembro de 2016

Olá, pessoas. Espero que esteja tudo bem por aí, por aqui sinto que o tempo está voando. O outono chegou na madrugada do dia 23, mas...

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Olá, pessoas.

Espero que esteja tudo bem por aí, por aqui sinto que o tempo está voando. O outono chegou na madrugada do dia 23, mas por enquanto não sinto seus efeitos bruscos. A rotina de estudo está ficando mais recheada, os professores já estão solicitando as leituras de alguns livros e estamos começando a iniciar os trabalhos.

Hoje quero contar com mais detalhes sobre as aulas e compartilhar uma notícia divulgada esta semana: a Universidade de Aveiro é a segunda melhor universidade portuguesa, de acordo com o ranking da Times Higher Education.

Como vocês sabem eu faço 5 disciplinas obrigatórias - em Portugal são chamadas de cadeiras. Espanhol III, Literatura Portuguesa III, Linguística Textual, Língua Portuguesa I e Literatura Infanto-Juvenil. Também me matriculei em dois cursos opcionais, Inglês Elementar e Yoga. Pode parecer estranho, mas eu ainda não me entediei com nenhuma aula e elas passam rapidamente. Alguns professores não seguem com a aula até o final, geralmente terminam 15 minutos antes, após o último exercício. Isso acontece, pois as aulas com duração de duas horas têm um pequeno intervalo de 15 minutos e até agora, por concessão da turma, não pedimos para interromper e seguimos trabalhando.

Os meus horários estão divididos entre manhã e tarde e as aulas são de 1 e 2 horas, com exceção da aula de Literatura Infanto-Juvenil – minha favorita até agora – com 3 horas de duração.

Em geral as aulas seguem um esquema. O professor disponibiliza o conteúdo previamente no moodle, o aluno descarrega o material, imprime e lê antes da aula. As aulas de duas horas mesclam teoria e prática, ou seja, o professor explica em uma hora e na outra fazemos os exercícios e os corrigimos, então não sobra muito tempo para ficar entediado, pois você presta atenção, faz anotações e na hora seguinte pratica tudo aquilo que aprendeu. Sempre têm exercícios e isso é bom.

A aula de espanhol III, segue o mesmo esquema. Na primeira estudamos a teoria e na seguinte há uma revisão mais exercício. Isso é bem dinâmico. Sempre segue com revisão e correção dos exercícios. Todos respondem as perguntas oralmente e os trabalhos são realizados em grupos de duas a quatro pessoas. Escutamos músicas relacionadas à matéria, escrevemos pequenos textos e seguimos para casa sempre com uma lista de exercício, não muito grande, geralmente de 3 a 5 questões.

As classes de Literatura III acontecem nas manhãs de terça e quinta-feira, a professora é muito simpática e sentamos em uma sala organizada em círculo. Ela pergunta se trouxemos os textos e verifica se temos a leitura prévia. Isso facilita o diálogo, pois mesmo que não se entenda muita coisa do texto lido, a conversa com a sua turma ajuda você a construir o raciocínio. Nessa aula não fazemos exercícios, ela é mais expositiva, mas não menos atrativa. É tanta informação, nomes diferentes que o meu caderno não tem mais campo para anotar tantas referencias. E a cada ¼ de hora a aula fica mais interessante.

Um adendo: aqui eles não falam nove e quinze, quatro e quinze é sempre 9 e um quarto, quatro e um quarto, isso dá uma leve confusão, mas estou me acostumando. Como o nosso departamento está em reforma, temos que nos deslocar de um departamento a outro para ter aulas e isso é sabido pelos professores que sempre nos perguntam se podemos começar a aula quinze minutos depois do horário, para facilitar o deslocamento deles e o nosso.

A aula de Linguística textual é muito divertida, às vezes eu acho que a professora é direta demais, até soa um pouco ríspida, mas é algo normal e provoca em mim alguns risos frouxos. É muito interessante a maneira com que ela discute a atribuição de sentido, pois como temos culturas diferentes em uma mesma turma, isso faz com que as diferenças culturais se tornem mais evidentes. Até agora estudamos o texto e textualidade, e estamos vendo um por um os sete conceitos da textualidade que Beaugrande e Dressler postularam. Uma coisa interessante também é que a bibliografia de apoio tem Irandé Antunes, Anna Bentes e Mussalim. Você que está lendo esse texto e já fez a disciplina Língua Portuguesa II sabe quem são essas pessoas e você que ainda não a fez, não se preocupe, irá conhecer em breve.

Como contei acima, Literatura Infanto-Juvenil é a disciplina que mais gosto. A professora é uma mulher que quando fala é impossível não prestar atenção. Ela inicia ou termina a aula com uma história, dá uma perspectiva diferente para a literatura destinada a crianças e jovens, aborda a sua importância e a maneira de introduzir e alimentar essa rotina de leitura. Nessa cadeira, iremos trabalhar com uma resenha crítica, que aqui se chama de recensão, e um guião de leitura, tudo explicado nas aulas e postado no moodle. Então é só produzir e levar para uma correção de apontamentos. Tipo um exercício prévio antes de fazer o trabalho pra valer. Iremos estudar a educação literária e o valor educativo da leitura no programa de Português do Ensino básico, as metas curriculares e o Plano Nacional de Leitura. Ah, e iremos estudar Beatrix Potter. Quando soube disso, fiquei muito feliz. Em 2016, comemoram-se 150 anos de nascimento dessa incrível escritora inglesa, autora de clássicos infantis. O filme Miss Potter, protagonizado por Renée Zellweger ajudará você ter uma noção de quem foi essa grande mulher.
 
Bom, gente é isso!

Ah, eu visitei a cidade de Fátima na sexta-feira passada, pois não tenho aulas nesse dia da semana. Distância apenas uma hora e meia daqui de Aveiro. Vou postar algumas fotos do santuário para que vocês possam ver, e em outra oportunidade escrevo para contar como foi prazerosa essa tarde e o comecinho de noite nessa cidade tão cheia de história.


Até logo, gente!

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