domingo, 4 de dezembro de 2016

Olá, pessoal. Escrevo a vocês para contar como foi essa semana. Na última quinta-feira foi feriado, Primeiro de dezembro ou Dia da R...

Pausa para uma viagem

Nenhum comentário :
 
Olá, pessoal.

Escrevo a vocês para contar como foi essa semana. Na última quinta-feira foi feriado, Primeiro de dezembro ou Dia da Restauração, em Portugal e como eu também não tenho aula na sexta-feira planejei duas viagens com alguns amigos.

Parti na tarde do dia 25 de novembro para Valência, Espanha. Foi uma viagem bem tranquila. Peguei o comboio em Aveiro e desci no aeroporto, esperamos o voo e chegamos, na mesma noite, na terceira cidade mais populosa da Espanha. Visitei as ruas movimentadas e passeei pelas vielas estreitas admirando a beleza do lugar. Fui até A Cidade das Artes e das Ciências, um complexo arquitetônico e cultural da cidade. Um lugar gigante e muito bonito.

Cheguei a Paris, na França, na noite do dia 27 de novembro e encontrei uma cidade fria que me fez tirar da mala mais um agasalho. No aeroporto pegamos um comboio e fomos até a estação Charles de Gaulle – Étoile. Embora cansado, comemos um lanche próximo à estação, e resolvemos caminhar para aproveitar a noite. Todo tempo era pouco, pois a nossa estadia ali seria curta se comparado a todos os nossos planos de visita.


É notória a beleza desses lugares e a grandiosidade da arquitetura e dos monumentos. Tudo é muito grande, detalhado, cuidado. As pessoas andam rápido nas ruas e o trânsito, às vezes, é caótico. E ainda que as árvores gigantes possam bloquear um pouco a iluminação pública, por onde passei havia bastante luz.

Gostei muito de ir ao Museu da Língua, um lugar dedicado às línguas, à linguagem e à linguística. Você pode encontrar um mundo incrível nessa pequena casa, em uma esquina despretensiosa de Paris. Pode Também explorar a linguagem, os idiomas por meio de jogos interativos e pequenos vídeos. Todas as informações no museu estão em espanhol, chinês, inglês, francês, russo e esperanto. Ao contrário do Museu da Língua Portuguesa o Mundolíngua não é específico de um único idioma, é bem menor, mas não menos interessante e interativo.

É difícil escrever sobre tudo em detalhes, mas posso garantir que a cada visita, a cada caminhada pelas ruas parisienses eu cresci mais um pouco. Percebi como é diferente a cultura e a relação que os nativos têm com a sua língua. Quando estava em um café, me esforçava ao máximo por falar as poucas palavras que sei em francês e esse esforço era correspondido por um sorriso da pessoa que me atendia.  


O estereótipo de que os franceses não costumam ser muito corteses com quem não fala a língua é pertinente, mas as pessoas que me atenderam foram bem simpáticas. A paisagem e o clima também me chamaram a atenção, muito diferente do que estou acostumado. Pareciam paisagens de cartões postais. As folhas amarelas colorindo as gramas, o vento frio fazendo com que as mãos não saíssem dos bolsos do casaco, as pessoas com suas roupas pesadas e elegantes me deram uma felicidade que não posso descrever. 

Mas é preciso dizer que a realidade das ruas parisienses não é tão incrível assim. A desigualdade social é visível. Há mendigos e suas famílias nas calçadas, pedintes solicitando esmolas para aplacar a fome ou comprar um agasalho, metrô cheirando a urina e sendo abrigo para idosos, que dormem no chão. Isso é triste e real. Porém, apesar de ter visto essas cenas que me tocaram o coração, tive uma boa experiência nessa viagem e agora pude compartilhá-la com vocês. 

Bom, pessoal foi isso. Espero que tenham gostado. Até a próxima.
Veja mais fotos clicando aqui.

Nenhum comentário :

Postar um comentário