quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Sob uma manhã ensolarada, de céu azul e com poucas nuvens brancas cheguei à Universidade, ansioso, tenso e preocupado. Sintomas caracte...

Uma manhã com Potter

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Sob uma manhã ensolarada, de céu azul e com poucas nuvens brancas cheguei à Universidade, ansioso, tenso e preocupado. Sintomas característicos de um aluno que apresentará o seu trabalho com os colegas e para uma turma do mestrado.  Como dito em postagens anteriores, nós do PLI, estamos na Universidade de Aveiro fazendo disciplinas isoladas e embora eu esteja na licenciatura, a disciplina de Literatura Infanto-juvenil é do mestrado.

A sala estava mais lotada do que o costume, apareceram pessoas que não estou acostumado a ver pelas manhãs de quarta-feira e isso foi interessante de observar. Organizamo-nos com o computador, visualizamos a apresentação, o vídeo, estava tudo em ordem, a não ser o cabo de transmissão, que no nosso computador não entrava e não tínhamos adaptador. Gelei! Bom, tudo tem uma solução se pensado serenamente. A Júlia havia trazido o seu computador e conectou o cabo, o projetor refletiu a nossa apresentação na tela, isso me proporcionou um sorriso aliviado.

Saudando as minhas colegas com um bom dia, um sorriso semirrígido e mãos inquietas, dei início a apresentação, na sequência falou Giuliano e Júlia finalizou. Ao passo que cada um de nós íamos falando eu observava a atenção nos olhos das meninas, elas anotavam, mexiam a cabeça em sinal de afirmação e esse clima foi tão importante para gerar em nós um acolhimento muito especial. Estávamos falando algo importante para todos nós, pois era nítido que a cada slide novo o interesse era demostrado por meio de um silêncio sugerindo expectativa. A professora, ao fundo, ora registrava seus apontamentos, ora nos observava. A apresentação terminou, partimos para os comentários das colegas e da professora.

Com uma avaliação pormenorizada a professora foi introduzindo os feedbacks. Pontuou, foi certeira, estimulou e propôs melhorias. Identificou os pontos e de uma maneira clara e objetiva demonstrou mais uma vez o seu domínio nessa arte de ensinar. As minhas colegas fizeram observações importantes, nos ofereceram opções para melhorar o guião de leitura e foram gentis em suas argumentações.

Percebi nesse trabalho que os demais colegas se preocupam em interagir uns com os outros. Essa interação está no olhar, na observação e no cuidado de ajudar a fim, não só de ser auxiliado posteriormente, como também de contribuição mútua.

O trabalho terá uma próxima fase: em meados de dezembro entregaremos a versão escrita, melhorada com os apontamentos dos colegas e da professora. Essa flexibilidade que norteia nossas aulas nos faz livres para nos desenvolvermos sem a obrigação de acertar sempre, mas sim de estar em contínuo aprendizado.

A manhã teve ainda apresentações de outros grupos, todos com trabalhos muito bem elaborados. Ficou nítida a vontade dos alunos de fazer o melhor e buscar formas inovadoras de apresentar o conteúdo. Cada grupo desenvolveu uma maneira própria de atingir o que nos fora solicitado.


“Atenção ao texto, à língua, ao registro, ao jogo de palavras, à valorização do momento da leitura... [...]”. “Eu estou orgulhosa de vocês, fizeram um bom trabalho e fico feliz por isso”. Foi mais ou menos dessa forma que nossa professora finalizou a aula nessa manhã de quarta-feira. Esse pequeno discurso de encerramento dirigido aos grupos que se apresentaram me deixou muito feliz e ainda mais motivado. 

Trailer do filme: Miss Potter

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