Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro |
Olá, pessoal.
Escrevo em uma noite de inverno, não
tão fria como outrora. A primavera está se aproximando, não vejo a hora de
chegar março. Há uma semana as aulas retornaram na Universidade de Aveiro e
hoje eu vou contar um pouco como foi.
Já tenho um prédio para estudar.
Não sei se vocês se lembram, mas no semestre passado tivemos aulas em lugares
improvisados, pois o prédio do Departamento de Línguas e Culturas estava em
reforma. Ficou pronto! Eu também tenho aulas no Departamento de Educação que
fica ao lado da Reitoria, mas a sensação de prédio novinho é muito motivadora.
Cultura Portuguesa I, Espanhol
IV, Linguística Portuguesa III, Literatura para a Infância e Juventude,
Organização e Gestão Escolar e Temas de Literatura Portuguesa são as minhas
disciplinas desse semestre. Mais os Estudos Orientados, as AACCs e a Iniciação
Científica.
Em Cultura Portuguesa I estudaremos
a Identidade Portuguesa. Serão abordados os seguintes temas: identidade nacional,
nacionalismo, ideia mítica, discurso identitário. Também iremos aprender como
funciona essa ideia, o que é esse amor à pátria, sua concretização, classificação de
identidade coletiva e como os autores pensam sobre esse tema.
No Espanhol IV será o mesmo
esquema que o semestre passado. Terei aulas com a mesma professora, portanto
iremos continuar vendo as conjugações verbais, acentuação e exercícios diários.
Dois componentes da prova oral: um livro para ler e um documentário para
assistir. Duas provas escritas, as composições e a participação em sala de aula
completam o método avaliativo.
Estudaremos em Linguística
Portuguesa III a Semântica e a Pragmática. Também teremos duas avaliações: 03
de abril e 05 de junho, e uma folha de trabalho por semana para fazer em aula.
Literatura para a Infância e
Juventude está dividido em 5 pontos: Literatura para a Infância e Juventude:
contextualização; Origens e evolução da LIJ com vista à sua legitimação; Alguns
gêneros literários e modalidades editoriais mais relevantes; LIJ e
contemporaneidade: novas tendências e novos autores e O relevo da imagem. Esses
tópicos compõe a disciplina que contará com três elementos avaliativos: a
recensão crítica de um livro recentemente publicado, um trabalho em grupo e a avaliação
final.
Organização e Gestão Escolar é
uma aula de três horas seguidas que conversaremos sobre a escola de outra
perspectiva. Como empresa iremos conhecer os dois lados: pedagógico e
administrativo, as funcionalidades, a burocracia entre outras coisas.
Temas de Literatura Portuguesa
iremos falar sobre Adão e Eva. Serão aulas baseados em contos que apresentam à
figura do homem e da mulher, a história, a mistificação, o poder social
envolvidos nessa alegoria.
Os meus Estudos Orientados terá
a orientação da professora de Literatura para a Infância e Juventude e seu
título é: ESCRITORES BRASILEIROS NO PROGRAMA DO ENSINO BÁSICO EM PORTUGAL: À
DESCOBERTA DA LITERATURA DO OUTRO LADO DO ATLÂNTICO.
Sobre a Iniciação Científica
terei que analisar o teste de atitudes e aplicá-lo. Paralelo a isso escrever um
artigo contando sobre o teste e seus desdobramentos. Para isso acontecer tenho
que analisar cada uma das perguntas e o que elas refletirão compondo um artigo
sob a orientação da professora Juliana.
Como vocês imaginam tem muito
trabalho até o final do semestre. Até lá vou escrevendo aqui como estão
ocorrendo às aulas e os desafios cotidianos, por hora posso dizer que estou com
aquele "medinho" comum que assola a cabeça estudantil: Será que vou dar conta?
Espero que sim!
Bom pessoal, por hoje é só. Até
a próxima semana.
Nenhum comentário :
Postar um comentário