segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Olá, pessoal. Começo este texto com algo engraçado, pelo menos para mim. No final da aula de hoje – Literatura para a Infância e Ju...

O que é uma nótula?

Um comentário :
 
 Ilustradora: Joanna Concejo
Olá, pessoal.

Começo este texto com algo engraçado, pelo menos para mim. No final da aula de hoje – Literatura para a Infância e Juventude, a professora nos disse: “Para a próxima aula leiam o texto do professor doutor Vítor Manuel de Aguiar e Silva sobre o conceito de literatura infantil e usem o guião de leitura, será necessário ler mais de uma vez, pois o texto não é muito fácil”. E também disse: “Não é grande, apenas algumas páginas, pois está em PDF”. Achei aquela observação peculiar – “Não é grande”, geralmente os textos são grandes mesmo. Chegando a casa, abri o arquivo e estava escrito: Nótula sobre o conceito de Literatura Infantil, logo pensei: Mas gente, o que é uma nótula? Fui ao dicio.com e encontrei a resposta: Pequena nota, comentário curto. Ri sozinho! Agora entendi a observação, dá uma assustada quando você pensa que um comentário curto pode render sete páginas. Não é à toa que o autor é muito reconhecido. Tenta lá, pesquisa sobre ele, você não vai se arrepender.

Bom pessoal, mais uma semana de aula se foi e o dilema do que escrever no blog é retomado, portanto eu tive uma ideia. Vou escrever sobre uma disciplina específica, do que está acontecendo, compartilhar leituras e ao decorrer do mês espero que vocês comentem se está bom assim ou querem saber de algo sobre outra perspectiva.

 Ilustradora: Joanna Concejo
Escolhi para essa postagem a disciplina, que inicia este texto, Literatura para a Infância e Juventude. Essa é uma das cadeiras que eu mais gosto. Estranho falar cadeiras, né? Mas é assim, eu não acho mais estranho, até troco algumas palavras. (Tenho que fazer uma postagem sobre o léxico, acredito que será muito divertido!). As aulas acontecem nas tardes de segunda e nas manhãs de quinta-feira. A professora sempre traz livros para as aulas e nos conta histórias. Eu sempre tenho a sensação que não vou conseguir assimilar todos os conceitos teóricos, mas quando ela fala parece tudo muito simples, mas aí eu vou tentar fazer as recensões e não sai como eu imaginava.

Estamos estudando sobre a promoção da leitura, a legitimação e a canonização literária da Literatura Infantil e Juvenil. Durante o semestre iremos trabalhar com aqueles tópicos que eu escrevi na postagem anterior e seremos avaliados sobre três componentes, a saber, a recensão crítica de um livro recentemente publicado, um trabalho em grupo e a avaliação final. Fora-nos pedido também a leitura de um livro juvenil chamado Mary John da escritora Ana Pessoa. Eu o terminei ontem e achei interessante, o texto é um romance epistolar sobre a perspectiva da vida de uma adolescente, seu conhecimento de mundo, suas experiências e relações sociais.

Eu terminei de ler também cinco livros muito engraçados. (Ah, engraçado aqui é sinônimo de interessante). O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá e O Meu Pé de Laranja Lima foi para um exercício de recensão crítica, assim que reescrevê-los eu posto aqui. As Contadeiras de Histórias e Ké Iz Tuk? para a recensão para valer, escolhi o segundo e pretendo escrever na próxima semana e entregar em seguida. El niño con el pijama de rayas eu li só por interesse mesmo, já tinha lido a versão em português, mas encontrei-o na versão em espanhol em um “sebo” bem baratinho e comprei.

Ilustração: Joanna Concejo.
Essa cadeira tem me deixado mais curioso, pois eu não imaginava o mundo complexo que ela se estrutura. Só para vocês terem uma noção desde a tradição oral e anônima até a banda desenhada temos 12 tópicos de classificação, e isso é apenas um esquema. Aprendi que a Literatura Infantil e Juvenil pode ser entendida como um triângulo equilátero, e cada vértice tem um nome. As vertentes são: estética, lúdica e pedagógica. Para um texto se tornar literário esse triângulo deve ser equilibrado, ou seja, tudo tem que estar em harmonia, de acordo com as características da LIJ. Hoje consegui entender a diferença entre um conto ilustrado e um álbum, e isso é muito importante. Saber reconhecer coisas que aprendemos na faculdade na vida real é muito motivador. Espero que isso tenha acontecido com vocês também.

O clima em Aveiro continua frio e chuvoso, a primavera ainda não deu a sua cara, mas está chegando. Espero que tenham gostado do texto, nos vemos no próximo. Até lá!

PS.: As imagens que estão nesta postagem são da Ilustradora Polaca, que vive em Paris, Joanna Concejo. Saiba mais sobre o trabalho dessa artista clicando aqui.

Um comentário :

  1. Excelente balanço das minhas aulas! É bom ter um observador atento e interessado.

    ResponderExcluir