domingo, 16 de abril de 2017

Olá, pessoal. Como vocês devem ter reparado acabaram as postagens sobre as aulas, nas últimas semanas escrevi sobre as seis disciplin...

As atividades extracurriculares

Nenhum comentário :
 
Olá, pessoal.

Como vocês devem ter reparado acabaram as postagens sobre as aulas, nas últimas semanas escrevi sobre as seis disciplinas que estou cursando esse semestre e espero que tenham gostado. 

A postagem de hoje será sobre as atividades extracurriculares que participei durante esse tempo que estou por aqui. Escolhi algumas delas para que vocês tenham uma ideia como é a vida fora da universidade e as oportunidades que, relacionado ao meio acadêmico, consegui realizar.

Aconteceu nos dias 10 e 11 de março de 2017 o 22.os Encontros Luso-galaico-brasileiros do Livro Infantil e Juvenil na Escola Superior de Educação no Porto. (O Porto é uma cidade próxima a Aveiro, uma hora de comboio e o preço da passagem geralmente 3,50 Euros). Foram dois dias muito interessantes em que pude conhecer professores brasileiros, galegos e portugueses falando sobre o livro infantil e juvenil. Para não encher essa postagem com detalhes, vou deixar aqui o programa em PDF, assim vocês podem conferir com mais detalhes os temas do encontro.

Aconteceu no dia 27 e 28 de janeiro na Universidade de Barcelona, Espanha, o congresso de formação de professores de língua estrangeira.  A 1ª. Jornada de Formação para Professores de Idiomas teve como tema norteador: Aprender del pasado y enseñar hacia el futuro. Nesse congresso tive a oportunidade de ouvir uma apresentação em catalão, que confesso não entendi quase nada, mas foi muito interessante à oportunidade de ouvir um nativo falar nesse idioma e com base nos slides deu para entender o processo de evolução do ensino de língua estrangeira, ainda que só um pouquinho. Escrevi uma postagem sobre essa experiência mais detalhadamente, clique aqui e reveja.

Outra oportunidade muito interessante foi à participação do Simpósio de Literatura Juvenil dos dois lados do Atlântico que aconteceu na Universidade de Aveiro com a participação da professora doutora brasileira Diana Navas e a escritora portuguesa Ana Pessoa. Esse simpósio foi dividido em duas partes, a primeira parte a professora Diana nos falou sobre o livro escrito a quatro mãos com a também professora Ana Margarida Ramos, que traz um panorama comparativo da literatura juvenil do Brasil e de Portugal, da primeira década e meia do século XXI e outras muitas contribuições. Deixo aqui um link para que vocês possam pesquisar. A segunda parte do Simpósio contou com a fala da escritora portuguesa Ana Pessoa que falou um pouco sobre a sua vida de escritora e sua última obra, o livro: Mary John.

Para não estender muito esta postagem vou colocar aqui os eventos que participei e convido vocês a comentarem se gostariam de saber de mais algum, assim posso fazer uma postagem sobre eles. 




Bom, pessoal é isso! Postagem curta, “facim” de ler, visto que a última foi um pouco grande, prometo “falar” menos. (Haha...) Feliz páscoa, boa semana e até a próxima.

P.S.: No corpo do texto há links que poderão ajudá-los a conhecerem ainda mais sobre os assuntos. (Eles são um pouco tímidos, mas estão em cores diferentes. 😜)

Nenhum comentário :

Postar um comentário