quinta-feira, 8 de junho de 2017

Olá, pessoal. Escrevo para contar a vocês como está sendo esta semana. Estamos no fim do semestre, e como vocês devem imaginar, uma cor...

Quando vi, já era junho.

Nenhum comentário :
 
Olá, pessoal.

Escrevo para contar a vocês como está sendo esta semana. Estamos no fim do semestre, e como vocês devem imaginar, uma correria. Tive prova de Linguística Portuguesa e Literatura para a Infância e Juventude na segunda-feira, na terça-feira tive prova de Temas de Literatura e amanhã terei a prova de Cultura Portuguesa.

Sobre a aplicação do teste de atitudes linguísticas está correndo tudo bem. Apliquei nas turmas de Linguística Portuguesa e Organização e Gestão Escolar, falta apenas para a turma de alunos chineses de Literatura, acredito que na próxima semana já os terei comigo.

Os meus estudos orientados estão avançando, encaminhei os meus escritos à professora e ela já deu a sua opinião. O trabalho está estruturado conforme segue:

Resumo: (Já feito e aprovado)

 1. Introdução
               1.1 - Contextualização e o Programa e Metas Curriculares
               1.2 - A presença do texto literário no ensino básico Português

2. Análise das obras, contextualização e relação com as metas.
               2.2 - Poesia: Ou isto ou aquilo (1964) – Cecília Meireles
               2.3 - Fábula: O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá: uma história de amor (1976) – Jorge Amado
               2.5 - Conto: História comum (1883) – Machado de Assis
               2.6 - Novela: O alienista (1882) – Machado de Assis
               2.7 - Conto: Felicidade clandestina (1971) – Clarice Lispector
               2.8 - Poema: Receita de Ano Novo (2008) – Carlos Drummond de Andrade
               2.9 - Romance: Meu Pé de Laranja Lima (1968) – José Mauro de Vasconcelos

3. Considerações finais
              3.1 – Diversidade textual, de gêneros, de autores. Lógica da progressão e a mais valia para os alunos portugueses em conhecer esses autores.

Por aqui temos o clima ora aberto, ora fechado. O vento é comum por todo o dia, faz calor e a noite é um pouco fria. Estou um pouco triste e mais cansado que o habitual, roubaram a minha bicicleta, agora parece que foi definitivo, pois estava com cadeado trancada nas escadas do condomínio. Apresentei queixa à administração, mas nada adiantou.

Enfim, não é algo tão mal assim, mas fiquei um pouco desanimado. Agora vou à universidade a pé e demoro mais a chegar, mas em contra partida tenho admirado mais as manhãs e tenho mais tempo de pensar na vida, enquanto caminho.

Falta pouco para eu voltar ao Brasil, a minha viagem está marcada para cinco de julho. Confesso que estou um pouco nostálgico também. Fiz muitos amigos por aqui, tenho professores que gosto muito e gosto muito da universidade. Os meus colegas chineses, os que dividimos casa, voltarão amanhã para a casa deles e também reconheço em seus olhos uma leve sensação de tristeza.

Mas a vida é assim, recheada de ir e vir, de começo e recomeço, de chegada e saída. Hoje, depois da aula, fui com a Sónia à praia, não tomamos banho, apenas ficamos caminhando a beira mar, conversando sobre a vida e nos despedindo. Ela fez Espanhol IV comigo e é uma das amigas que levarei no coração.


Bom pessoal, por hoje é só! Um abraço e até a próxima semana.

Nenhum comentário :

Postar um comentário