sábado, 27 de maio de 2017

Olá, Pessoal Escrevo em uma noite que mais parece uma tarde. São 20h de um sábado primaveril e ainda está claro, a noite demora a ch...

Iniciação Científica - IC

2 comentários :
 
Olá, Pessoal

Escrevo em uma noite que mais parece uma tarde. São 20h de um sábado primaveril e ainda está claro, a noite demora a chegar por aqui, dizem que ela é um pouco preguiçosa e chega de mansinho, eu não digo o contrário, até prefiro assim. Um pouco manhosa, um pouco lentinha, mas sempre fresca e calma.

Essa semana foi um pouco pesada, pois parece que todas as obrigações se concentraram na quinta-feira. Pela manhã apliquei o teste de atitudes linguísticas, com a ajuda da professora Isabel, aos alunos chineses. Foi um pouco tenso, como habitual, me apresentei com aquele nervosismo e uma voz embargada, mas a gentileza e a atitude da professora me ajudaram bastante. Enquanto grampeávamos, as outras cópias dos testes, os alunos o respondiam silenciosamente. Em seguida fui ao departamento de Educação para fazer a apresentação do trabalho da disciplina Organização e Gestão Escolar. Formamos um grupo bem heterogêneo, multicultural. A Júlia e eu, brasileiros, a Inês, portuguesa e a Klaudia, polaca. E logo após fiz a última prova escrita de espanhol. Foi muito difícil, a professora escolheu os verbos irregulares nas suas piores conjugações e não teve nenhuma pergunta sobre vocabulário, em que eu pensei que poderia ajudar na nota.

Sei que estou devendo uma postagem decente sobre a minha Iniciação Científica (IC), e acredito que chegou a hora de escrever um pouco a vocês como está acontecendo. Estou na fase de aplicação do teste, isso quer dizer, quase no final, pois depois de ter os testes respondidos, analisados, escreverei a análise e finalizarei, parcialmente, a IC.

Uma das nossas responsabilidades como estudantes intercambista aqui em Portugal, na Universidade de Aveiro é escrever a IC, além das postagens semanais no blog, os estudos orientados, e as famosas Atividades Acadêmico-científico-culturais (AACC). A minha IC tem o título: Atitudes linguísticas de graduandos do Curso de Letras de uma universidade portuguesa, esse título pode ser alterado até o final da pesquisa, pois a pesquisa também contemplará os alunos brasileiros em que iremos fazer uma comparação analítica futura.

Escrevo com a ajuda da professora Juliana Bertucci, que é a minha orientadora. A nossa área é a sociolinguística e o campo de investigação é sobre crenças e atitudes, como bem já diz o título. Estamos usando os trabalhos de: “(CYRANKA, 2007; 2011; 2014), RONCARATI, 2008; BOTASSINI, 2009, CUBA; BARBOSA, 2013; MARINE; BARBOSA, 2016, entre outros, assim como também Labov, Giles, Ryan e Sebastian.”.

Essa experiência tem sido muito desafiadora, pois além de fazê-la preciso conciliar o tempo com as disciplinas. A professora é muito gentil e os seus comentários são muito práticos e assertivos. Basicamente eu leio, escrevo e envio a ela. Depois ela lê, revisa, anota os comentários, ou futuras alterações e me envia. Eu leio os comentários, altero e continuo o trabalho. A nossa última troca de e-mail foi sobre o teste, ela o revisou, disse que estava bom e assim que eu o aplicar a todas as turmas pretendo retornar à professora pedindo orientação para os próximos passos.

Esse trabalho é muito importante, pois é por meio dele que podemos encarar o ensino de língua portuguesa de uma forma diferente. Antes dele eu não imaginava o quanto de material e pesquisadores temos a respeito do tema. O que mais me chamou a atenção é a lentidão dos estudos a atingir a escola. Para você ter uma noção: “A teoria sociolinguística apresenta seu início na década de 1960 com o linguista estadunidense William Labov fundamentando os estudos linguísticos em sua teoria e metodologia com objetivo de explicar os fenômenos da variação da língua compreendido em seu fator social, principal objeto de estudo da sociolinguística. (VELOSO, 2014, p.3).”. Viu só? 1960 e até hoje a gente não tem uma clareza sobre a variação linguística na escola, ainda ouvimos de falar errado, maneira de falar feia... Bom, acredito que estudos como esses poderão ajudar os alunos e professores a adotar uma diferente consciência linguística.

O teste apresenta 25 perguntas e está dividido em duas partes, a primeira é um perfil social, ou seja, sexo, idade, nacionalidade, profissão... E a segunda parte é o teste praticamente dito. Dividido em blocos em que cada um tenta identificar elementos como: identificação das línguas de aquisição e de uso, consciência da diversidade e nível de conhecimento das variedades faladas entre outros.

Fiz duas versões, portuguesa e brasileira. A minha professora de Linguística foi muito generosa em ler e apontar as alterações para a variante portuguesa (Obrigado, professora Rosa Lídia). Pensei que se o entrevistado lesse as perguntas na sua variante isso poderia ajudar na sua compreensão e proximidade com o texto. Não sei se me expliquei bem, é algo do tipo: “Me sinto mais confortável lendo assim”. Essa ideia trouxe novos conhecimentos, um deles é em relação à palavra: você, ela existe, mas não é explícita e sim subentendida. Exemplo:

Variante portuguesa: Questão 2 – Diariamente utiliza a mesma língua materna para se comunicar?

Variante brasileira: Questão 2 – Diariamente você utiliza a mesma língua materna para se comunicar?

Agora consigo entender o motivo de alguns professores dizerem: O Angelo pode trazer, o Angelo fará... Falando comigo e não para outra pessoa. É uma maneira de falar você implicitamente, aqui, usando o nome do alocutário. (Genial! Haha...).

Sinto que a minha IC é uma colcha de retalhos, pois tenho aqui no meu computador tantas versões que às vezes me perco. É um escrever, reescrever, enviar, alterar que não sei mais como irá ficar o final do Frankenstein. Mas confio muito na minha orientadora, e aproveito aqui esse parêntese para agradecê-la. (Obrigado pela paciência, senso de humor, leituras e releituras, dos meus pedacinhos de IC.).

Se você gostaria de saber algo mais sobre a IC ou sobre qualquer outro assunto, deixe abaixo os seus comentários. Ah, talvez vocês devam estar se perguntando sobre as fotos que ilustram essa postagem, pois bem, são momentos que passei com os meus amigos aqui, na universidade, nos eventos para além, são uma espécie de registro “imagético” do cotidiano dos meus dias. Como um blog é um relato, cabe também conter essas imagens de sorrisos eternos que me darão saudades ao revisitá-los.


Bom pessoal por hoje é só! Até a próxima semana.

2 comentários :

  1. Acho que sua IC vai ficar maravilhosa, assim como todas as coisas que você faz com tanta dedicação. Vai arrasar!!

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  2. Sua IC vai ficar ótima! Trará boas contribuições 😊

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