segunda-feira, 15 de maio de 2017

Olá, malta (pessoal)! O enterro (semana acadêmica) terminou e com ele as obrigações dos estudos retornaram. O final de semana passado...

Olá, malta!

Nenhum comentário :
 
Olá, malta (pessoal)!

O enterro (semana acadêmica) terminou e com ele as obrigações dos estudos retornaram. O final de semana passado (7/05) foi dia da mãe (dia das mães) aqui em Portugal. Essa data é uma convenção, conforme meus amigos disseram, antigamente, o dia da mãe era celebrado em oito de dezembro e mudou-se para o primeiro domingo do mês de maio. Tal como aí, aqui é bem parecido.

Hoje recebi a notícia que o meu trabalho foi aceite (aceito) para ser apresentado no V Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil que acontecerá em agosto na Unesp, em Presidente Prudente. Esse trabalho será desenvolvido sob a orientação da professora Ana Margarida Ramos, professora da cadeira (disciplina): Literatura para a Infância e Juventude.

Na semana passada a Universidade de Aveiro promoveu a VIII edição do Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar, foram dois dias de evento em que pude ouvir professores, brasileiros e portugueses, sobre suas práticas didáticas e trabalhos científicos, assim como também a apresentação do livro: Voltemos à Escola – Como a Escola da Ponte ensina de forma diferente há 40 anos, pelo autor Paulo M. Morais.

O livro é muito interessante, Morais constrói uma narrativa que atrai e mantém a curiosidade, é detalhista e pode-se dizer que faz um retrato poético da escola, além de abordar e apresentar os temas escolares e seu cotidiano de forma simples e gostosa, também se fala da contribuição de Rubem Alves e suas crônicas. É muito interessante ler um livro em que um autor brasileiro é citado com tanta admiração e carinho. O livro foi lançado na última sexta-feira (12) e está disponível nas livrarias de Portugal, não sei se no Brasil já está.

Aproveitei a semana de “pausa” e conclui um curso online chamado: Pluralidades em Português Brasileiro, oferecido pela Universidade Estadual de Campinas em parceira com o Coursera. Este curso está disponível gratuitamente, se você não quiser o certificado e é dividido em cinco semanas com comprometimento de 2 a 4 horas de estudo por semana. Os títulos de cada semana são: 1ª. Boas vindas e introdução ao conceito de letramento crítico, 2ª. Identidades, 3ª. Identidades e culturas plurais, 4ª. Pluralidades em festas e 5ª. Sentir-se em cada em meio a pluralidades.


Bom, gente, por hoje é só! Até a próxima semana.

Nenhum comentário :

Postar um comentário