terça-feira, 2 de maio de 2017

Olá, pessoal Escrevo hoje para contar um pouco a vocês como está o clima de provas no curso. Estamos fazendo as primeiras provas do s...

Em meio a pensamentos incautos

Nenhum comentário :
 
Olá, pessoal

Escrevo hoje para contar um pouco a vocês como está o clima de provas no curso. Estamos fazendo as primeiras provas do semestre e com elas todos aqueles sentimentos estudantis que experimentamos antes, durante e depois. Tivemos as provas de Cultura Portuguesa I, Espanhol IV, Linguística Portuguesa III e hoje a prova de temas de literatura sobre o conto “Adão e Eva no Paraíso” de Eça de Queirós.

O professor nos deu uma folha com o excerto do conto e nos pediu: Comente o texto seguinte, integrando-o na obra a que pertence:

E não esqueçamos que Ele já nos ensinou, através de vozes levantadas em Galileia, e sob as mangueiras de Veluvana, e nos vales severos de Yen-Chou, que a melhor maneira de o amar é que uns aos outros nos amemos, e que amemos toda a sua obra, mesmo o verme, e a rocha dura, e a raiz venenosa, e até esses vastos seres que não parecem necessitar o nosso amor, esses Sóis, esses Mundos, essas esparsas Nebulosas, que, inicialmente fechadas, como nós, na mão de Deus, e feitas da nossa substância, nem decerto nos amam — nem talvez nos conhecem.

Eu comecei a resposta assim:

O trecho retirado do conto: “Adão e Eva no Paraíso” – publicado em 1897 traz o remate interrogante do conto, caracterizado pelo dualismo: evolução x involução? Em um tom lírico, carregado de um pessimismo antropológico. E por ai foi...

Em meio aos tantos pensamentos que permeavam em minha cabeça e a dificuldade de transcrevê-los de forma sistemática e inteligível, coerente e coesa, ouvi e observei o professor questionar um aluno a respeito de sua resposta curta, pouco mais de meia folha. Adotei uma posição empática e pensei logo na consequência dessa ação, se fosse comigo. Soou desestimulador esse julgamento precoce, enaltecendo a forma em detrimento ao conteúdo, ainda desconhecido. Estou inclinado a observar as ações dos meus professores com fim de refletir também no meu posicionamento como aluno e futuro professor.

Esse processo de formação é imprescindível para que eu me forme para além do certificado oferecido pela Universidade. Gostaria muito de ser um instrumento de estímulo e transmissor de conhecimento aos meus alunos, a fim de gerar um aprendizado mútuo entre nós na prática do pensamento crítico e respeitoso.

Divago em ideias que, ainda limitadas e em processo de construção e lapidação, possam alterar e contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária. Ainda penso na difícil tarefa de cada papel social, a minha como aluno e dos meus professores. Sei que cada papel é importante e, por ora, consigo ver mais a minha posição por estar vivenciando-a, mas tento também me colocar na posição do professor. Acredito que não é uma tarefa fácil e sempre é um jogo de tentativas, ora de acertos, ora de erros.

A pressão que, nós alunos, sofremos em uma prova e a preocupação de uma nota pode nos tornar incapazes de perceber a essência de um estudo, da função catártica que um texto pode oferecer. Não podemos nos restringir apenas à teoria ditada excluindo a sua aplicação na prática, principal intuito da literatura. Viver é mais que existir, se sofremos pressões sociais e de cariz acadêmico é para aprendermos de maneira “simulada” e orientada de como será uma possibilidade na vida real, quando formos nós os professores.

Acredito que quando um aluno escolhe o seu curso não tem uma ideia clara do que vai ser, do que irá estudar, dos desafios que enfrentará, portanto a sua paixão e entusiasmo pode diminuir ou aumentar de acordo com as suas vivências. Nesse trajeto podemos encontrar professores que nos instigam, nos dão uma luz, como dizem por aqui: “Se fez luz ao meu espírito”, é fundamental que tenhamos professores que gostam do que fazem mesmo apoiados na teoria sejam também propagadores da “beleza”, do lado interessante, da função prática e humana que a disciplina pode oferecer.

Para ilustrar esse pensamento recorro à memória de um dia ouvir a minha professora dizer: “Como eu farei para que os meus alunos gostem também disso?” Vejo nessa preocupação uma iniciativa entusiasmada, a força de um semeador, na alegria e motivação de apresentar um dos possíveis caminhos do saber, de ser um agente social modificador.

Tais questões são consequências de um caminho elegido, ainda não dominamos por completo todas as respostas, e seria utópico acreditar que um dia dominaremos todas, é inerente ao aprendizado a capacidade de mudança de opinião, de focalização e da ideia de verdade.


Portanto a dificuldade pode residir na crença de acreditarmos que somos incapazes, devemos assumir um posicionamento de possibilidade perante a uma avaliação desta natureza. Gostaria muito de me lembrar disso ao avaliar meus alunos. Vou tentar reconhecer em suas provas, em suas poucas linhas escritas, a manifestação de seus conhecimentos adquiridos e suas tentativas de análise e reflexão, pois para todo dia cabe a sua luta e para a eternidade a efemeridade da vida humana, restrita a não muito mais de uns pares de anos terrestres. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário