segunda-feira, 8 de maio de 2017

Olá, pessoal Por aqui faz um dia lindo de sol, um pouco quente sob um céu azul com poucas nuvens brancas. Ontem à noite, por volt...

A arte e as tradições

Nenhum comentário :
 

Olá, pessoal

Por aqui faz um dia lindo de sol, um pouco quente sob um céu azul com poucas nuvens brancas. Ontem à noite, por volta das 21h30, fui à serenata, uma apresentação de abertura da semana acadêmica, que contou com a presença das tunas da universidade. Tuna é uma reunião de jovens da universidade que tocam músicas. Sei que é muito simplista dizer assim, por isso vou deixar neste texto links para servirem de apoio para que vocês entendam melhor.

Estamos na semana acadêmica, aqui se chama enterro, é uma semana de festas em que os alunos ingressantes vão desfilar os seus carros pelas ruas de Aveiro e ganharão o gabão, uma espécie de capa que compõe o traje acadêmico. Essa tradição é comum nas universidades daqui, pelo menos nas que tive oportunidade de ver, em Porto e em Aveiro. Sabe aquelas roupinhas que os personagens da J.K. Rowling usam na série Harry Potter? Tipo aquilo. 

É muito bonito ver essa tradição e seus múltiplos significados, auxiliam os jovens na composição das suas identidades, estreitam laços de amizade e fortalecem a aliança universitária.

Visitei ontem, na cidade de Ílhavo, ao lado de Aveiro, no Museu Vista Alegre a inauguração da Exposição ILUSTRARTE de Isidro Ferrer. E também tive a oportunidade de ver outra exposição de ilustração chamada OUTRO MODO DE LER no mesmo local. Ambos exposições fazem parte da semana inaugural chamada Ilustração à vista.

Abaixo segue as informações que retirei do texto publicado no site: “gerador.eu”.

As exposições: 
As duas exposições temporárias estão integradas na primeira edição do Evento “Ilustração à Vista”.
“Outro modo de ler” é uma exposição que reúne nomes de grandes ilustradores portugueses. Sob a curadoria de Adélia Carvalho, esta exposição foca-se no livro ilustrado, que é hoje um fascinante veículo da melhor prática artística.
Isidro Ferrer é um dos mais geniais e influentes ilustradores contemporâneos e a sua exposição, comissariada por Ju Godinho e Eduardo Filipe, integra cerca de uma centena das suas obras mais representativas, da ilustração ao cartaz, da escultura ao design de comunicação.
Daqui a pouco irei à Universidade, pois nos próximos dois dias teremos o VIII Simpósio de Organização e Gestão Escolar em que o tema será: Rede escolar – (re)configurações, tensões e desafios. E por volta das 18h30, na sala 5.2.22, será lançado e apresentado o livro: "Voltemos à Escola. Como a Escola da Ponte ensina de forma diferente há 40 anos".

Bom, pessoal é isso! Até a próxima semana.


Nenhum comentário :

Postar um comentário