domingo, 23 de outubro de 2016

Recensão Crítica Título: A Baleia Autor: Benji Davies Ilustrador: Benji Davies Tradutor: Rui Lopes Editora e Local de edi...

A Baleia - Recensão Crítica

Nenhum comentário :
 
Recensão Crítica

Título: A Baleia
Autor: Benji Davies
Ilustrador: Benji Davies
Tradutor: Rui Lopes
Editora e Local de edição: Orfeu Negro, Lisboa
Ano: 2016
ISBN: 978-989-8327-63-5
Palavras-chave: Mar, Baleia, Menino, Amizade, Coragem, Empatia, Família

Áreas Temáticas: Livros em Português > Infantojuvenil > Livros Ludodidáticos > Infantil
Leitores preferenciais: Pré-leitores 


A delicadeza da capa de “A Baleia” e a singeleza dos traços da ilustração chamam atenção para essa obra premiada em 2014 no Reino Unido e que foi lançado recentemente em língua portuguesa. É um tesouro a se explorar. 

Benji Davies vive na capital inglesa e ganhou o Oscar's First Book 2014, prêmio criado com o objetivo de encontrar um livro mágico para crianças em idade pré-escolar. Esta obra é seu primeiro trabalho. Inédito em Portugal e publicado pela Orfeu Negro em janeiro de 2016, o livro une um texto claro a páginas inteiras recheadas de ilustrações, motivando o leitor a observar os detalhes. É difícil se apegar apenas ao texto e não admirar a composição das cores e a beleza desse ambiente oceânico ilustrado também por Davies.

O livro, destinado preferencialmente a pré-leitores, tem por protagonista um menino inteligente e solitário chamado Noé que vive com seu pai e seis gatos em uma casa a beira mar. Em uma manhã, após uma tempestade noturna, Noé sai a caminhar pela praia e encontra uma pequena baleia, emocionado e empático se esforça para ajudá-la e a leva para o conforto da banheira de sua casa, brotando ali uma das mais comoventes histórias sobre a amizade. 

“A maravilha do mundo, a beleza e a força, as formas das coisas, as suas cores, luzes e sombras, tudo isto eu vi. Vê tu também, enquanto há vida.” Essa frase precede a história, aquece nosso coração e o desejo de conhecer essa singela obra que retrata tão bem um sentimento benevolente e caro aos seres humanos. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário