domingo, 30 de outubro de 2016

Olá, pessoas. O outono por aqui é muito bonito, as árvores estão deixando suas folhas caírem transformando o chão em um tapete de fol...

As primeiras provas

Nenhum comentário :
 
Olá, pessoas.

O outono por aqui é muito bonito, as árvores estão deixando suas folhas caírem transformando o chão em um tapete de folhas secas, e as que ainda permanecem nas árvores são amarelas, o que nos dá uma bela paisagem. O sol ainda aquece as ruas, mas o vento frio é constante. A chuva também não se deixa esquecer, ela chega sem avisar e me faz alterar a rota até a universidade indo a pé e deixando a minha bicicleta guardada.

Esta semana tem duas provas, uma de Linguística Textual e outra de Língua Portuguesa I. Também teremos a presença das professoras brasileiras: Juliana Bertucci e Talita Marine que darão aulas abertas sobre “O ensino de língua portuguesa no Brasil, na perspectiva variacionista”, nos dias 2 e 3 de novembro. Aqui o feriado de finados é no dia 1 de novembro.

A matéria da primeira prova de linguística textual será: a definição sobre linguística textual, texto e textualidade, sete fatores de textualidade segundo Beaugrande & Dressler, as diferenças entre escrita e oralidade, gêneros textuais e variação linguística, linguagem da notícia e estilo burocrático – regulamentos.

A prova de Língua Portuguesa I será na tarde do dia 2 de novembro e abordará o que é a língua, variação e normalização. Assim como a nova proposta de classificação dos dialetos galego-português, as variedades geográficas da Língua Portuguesa, o Português Brasileiro, a fixação da norma, a gramática e a mudança da língua no tempo e no espaço.

Estou trabalhando nas leituras sobre a iniciação científica que, por enquanto, tem o título: Atitudes linguísticas de graduandos do Curso de Letras de uma universidade portuguesa. Tenho que ler e escrever sobre as definições de atitudes, justificar o estudo das crenças e falar sobre a terceira onda da Sociolinguística. Estou desenvolvendo a justificativa e o embasamento teórico com a ajuda da professora orientadora.

Confesso que é uma tarefa desafiadora, é a primeira vez que escrevo algo do tipo e é preciso leitura e escrita, por isso é comum que surjam dúvidas e a pergunta constante se estou no caminho certo. Contudo sei que sou um aprendiz e estou aprendendo a fazer, embora devagar. O aprendizado é motivador e é conquistado a cada orientação.

Bom, é isso pessoal. Vou continuar o meu resumo para a prova de amanhã e, em seguida, tentar escrever mais sobre a iniciação científica. 


Um abraço, até a próxima.

Nenhum comentário :

Postar um comentário