domingo, 19 de março de 2017

Olá, pessoal. Escrevo em uma tarde de domingo nublada. Parece que o tempo por aqui é um grande indeciso, ora céu azul e sol alegre, o...

OGE é a sua vez!

Nenhum comentário :
 
Olá, pessoal.

Escrevo em uma tarde de domingo nublada. Parece que o tempo por aqui é um grande indeciso, ora céu azul e sol alegre, ora frio e nublado. Mas isso não é problema, gosto dessa alternância, é divertido sair pela rua observando uma neblina apagando as árvores ao longe.

Essa semana eu terminei dois livros que gostei muito. A História da Gata das Botas escrita pela britânica Beatrix Potter com ilustrações inéditas de Quentin Blake e os Contos e Lendas de Macau da escritora portuguesa Alice Vieira com ilustrações do premiado Alain Corbel. Não vou falar deles, afinal essa postagem tem outro objetivo, mas fica aqui uma sugestão de leitura muito prazerosa e contemplativa. (Acessem os links adicionados nessa postagem para saber mais!).

Esta postagem será sobre a disciplina: Organização e Gestão Escolar. Essa cadeira está alocada no plano curricular do curso de mestrado em ensino e temos uma aula por semana de 3 horas de duração. As aulas acontecem nas manhãs de quinta-feira em uma classe heterogênea, pois há pessoas do curso de música, de licenciatura em educação básica, nós do PLI e uma colega da Polônia.

Conforme o programa curricular os objetivos da disciplina são:

 Compreender o sistema educativo português, sua organização e administração, visando uma melhor compreensão do funcionamento das escolas;
 Reconhecer a importância das variáveis organizacionais da educação nos processos de ensino-aprendizagem e no comportamento e atitudes dos professores e educadores;
 Identificar e descrever os principais modelos de análise e de gestão organizacional contextualizados nas organizações educativas;
 Conhecer e analisar os diversos órgãos, e respectivas competências, nos diferentes níveis de organização das escolas; 
 Entender os vários matizes do trabalho docente, enfatizando uma abordagem crítica das especificidades estruturais e culturais que o enformam;
 Avaliar a importância das políticas de descentralização e problematizar a sua relação com a autonomia da escola e os territórios locais;
 Compreender a complexidade dos processos de inovação pedagógica e organizacional, quer em relação ao desenvolvimento organizacional da escola quer quanto à construção da profissionalidade docente.

Estamos trabalhando na construção de um trabalho que tem como tema: A organização pedagógica da escola: a inovação na Escola da Ponte. Temos que entregar um esboço do trabalho (Estrutura: 1. tema; 2. objetivos; 3. índice provisório; 4. bibliografia principal): até 27/03 — em formato word via MOODLE.

A construção desse trabalho é supervisionada pelo professor em aula, portanto todas as nossas aulas são divididas em teoria, na primeira parte e prática na segunda parte da aula. 

Esse trabalho deverá ser apresentado e escrito, tendo 10 páginas A4 (exceto capa, índice, bibliografia e anexos); 1,5 espaços e caracteres 12.

Até agora vimos às imagens organizacionais da Escola, as teorias da administração e suas abordagens. Essas imagens são a escola como empresa, como burocracia, como democracia, como arena política, como anarquia, como cultura e como hipocrisia.

Seremos avaliados por dois mecanismos: o trabalho escrito e sua apresentação e a avaliação individual, que acontece no período de testes da universidade no mês de junho de 2017.

Bom, pessoal é isso! Boa semana e até a próxima.

Nenhum comentário :

Postar um comentário