quarta-feira, 26 de julho de 2017

Olá Pessoal Estou em Campinas e escrevo em uma manhã ensolarada, com muita alegria dentro de mim. Acabei de enviar o trabalho para a ...

LIJ aí vou eu!

Nenhum comentário :
 
Olá Pessoal

Estou em Campinas e escrevo em uma manhã ensolarada, com muita alegria dentro de mim. Acabei de enviar o trabalho para a comissão organizadora do congresso e isso me faz muito feliz, afinal foram meses de leitura, escrita, revisões e por fim está concluído. 

Como eu disse em postagens anteriores o Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil acontecerá na UNESP de Presidente Prudente de 2 a 4 de agosto.

O trabalho apresenta como é formado o Ensino Básico em Portugal. Dividido em três ciclos, compreendidos em nove anos de escolaridade de acordo com o Programa e Metas Curriculares. O foco do trabalho está na Educação Literária, um dos cinco domínios de referência que nos fala o documento governamental. 

Propõe-se demonstrar a importância da Educação Literária desde o primeiro ano de escolaridade, assim como a preocupação com a questão linguística e literária. As obras brasileiras serão apresentadas, ligeiramente comentadas e analisadas fazendo as devidas relações com as metas curriculares do Ensino Básico Português.

Vou compartilhar com vocês o resumo para que vocês tenham uma melhor noção desse trabalho. Ah! Na próxima semana eu estarei em Presidente Prudente, portanto acredito que a postagem da semana irá atrasar, mas poderei compartilhar com vocês como tudo aconteceu assim que regressar. Até lá!

Resumo: Pretende-se, neste pôster, identificar os autores brasileiros e os gêneros literários representados nas metas curriculares (2012) e no programa (2015) de português do ensino básico, em vigor em Portugal, com vista a refletir sobre os critérios de seleção e objetivos de formação associados à sua leitura por alunos portugueses em contexto educativo. As obras brasileiras selecionadas apresentam uma diversidade de gêneros e registos literários, integrando a poesia, a fábula, o conto, a novela e o romance e variando entre o século XIX (1882) e século XXI (2008). Incluídos no domínio da educação literária, a sua leitura e estudo tem como objetivo formar leitores capazes de interagir com os textos literários distintos. Pretende-se, igualmente, sensibilizar os alunos para propostas literárias diversificadas, em resultado do respetivo contexto sociocultural. É ainda objetivo deste pôster identificar os temas e motivos mais relevantes dos textos selecionados, com vista a perceber a imagem da literatura brasileira que é transmitida nas escolas portuguesas, estabelecendo ligações comparativas com os textos em língua portuguesa oriundos de outros países, como Angola e Moçambique também selecionados pelos documentos programáticos. Partindo da ideia de que a formação de leitores literários tem impacto na formação de cidadãos culturalmente interessados, é de toda a relevância a diversificação do universo de leituras propostas no sistema de ensino, dando a conhecer outras manifestações literárias em língua portuguesa oriunda de outros países e contextos.


Palavras-Chave: Educação Literária. Literatura Brasileira. Portugal. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário