Olá Pessoal
Estou em Campinas e escrevo em
uma manhã ensolarada, com muita alegria dentro de mim. Acabei de enviar o
trabalho para a comissão organizadora do congresso e isso me faz muito feliz,
afinal foram meses de leitura, escrita, revisões e por fim está concluído.
Como eu disse em postagens anteriores o Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil acontecerá na UNESP de Presidente Prudente de 2 a 4 de agosto.
Como eu disse em postagens anteriores o Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil acontecerá na UNESP de Presidente Prudente de 2 a 4 de agosto.
O trabalho apresenta como é formado o Ensino Básico em Portugal. Dividido em três ciclos, compreendidos em nove anos de
escolaridade de acordo com o Programa e Metas Curriculares. O foco do trabalho
está na Educação Literária, um dos cinco domínios de referência que nos fala o
documento governamental.
Propõe-se demonstrar a importância da Educação Literária desde o primeiro ano de escolaridade, assim como a preocupação com a questão linguística e literária. As obras brasileiras serão apresentadas, ligeiramente comentadas e analisadas fazendo as devidas relações com as metas curriculares do Ensino Básico Português.
Propõe-se demonstrar a importância da Educação Literária desde o primeiro ano de escolaridade, assim como a preocupação com a questão linguística e literária. As obras brasileiras serão apresentadas, ligeiramente comentadas e analisadas fazendo as devidas relações com as metas curriculares do Ensino Básico Português.
Vou compartilhar com vocês o
resumo para que vocês tenham uma melhor noção desse trabalho. Ah! Na próxima
semana eu estarei em Presidente Prudente, portanto acredito que a postagem da
semana irá atrasar, mas poderei compartilhar com vocês como tudo aconteceu
assim que regressar. Até lá!
Resumo:
Pretende-se, neste pôster, identificar os autores brasileiros e os gêneros
literários representados nas metas curriculares (2012) e no programa (2015) de
português do ensino básico, em vigor em Portugal, com vista a refletir sobre os
critérios de seleção e objetivos de formação associados à sua leitura por
alunos portugueses em contexto educativo. As obras brasileiras selecionadas
apresentam uma diversidade de gêneros e registos literários, integrando a
poesia, a fábula, o conto, a novela e o romance e variando entre o século XIX
(1882) e século XXI (2008). Incluídos no domínio da educação literária, a sua
leitura e estudo tem como objetivo formar leitores capazes de interagir com os
textos literários distintos. Pretende-se, igualmente, sensibilizar os alunos
para propostas literárias diversificadas, em resultado do respetivo contexto
sociocultural. É ainda objetivo deste pôster identificar os temas e motivos
mais relevantes dos textos selecionados, com vista a perceber a imagem da
literatura brasileira que é transmitida nas escolas portuguesas, estabelecendo
ligações comparativas com os textos em língua portuguesa oriundos de outros
países, como Angola e Moçambique também selecionados pelos documentos
programáticos. Partindo da ideia de que a formação de leitores literários tem
impacto na formação de cidadãos culturalmente interessados, é de toda a
relevância a diversificação do universo de leituras propostas no sistema de
ensino, dando a conhecer outras manifestações literárias em língua portuguesa
oriunda de outros países e contextos.
Palavras-Chave:
Educação Literária. Literatura Brasileira. Portugal.